A Ferramenta 5S, tradicionalmente aplicada em empresas, surgiu no Japão há 60 anos e tem por objetivo a implantação de uma filosofia que envolve 5 sensos: de utilização, de arrumação, de limpeza, de saúde e de disciplina.

Estes sensos serão trabalhados em diversas áreas da unidade escolar e contará com a participação de todos (alunos, professores e funcionários) para tornar o ambiente escolar mais agradável, acessível, limpo, organizado e saudável. 

Ao longo do ano diversas ações de conscientização e tarefas que envolverão a comunidade escolar serão realizadas.

Com a implantação desta ferramenta, tanto para os alunos como para os que trabalham, as ações desencadeadas  possibilitarão  a oportunidade  de  aprender  e  incorporar  comportamentos fundamentais,  exigidos  tanto  na  vida  social  como  na  vida  profissional,  tais como: organização, disciplina, iniciativa, pró-atividade, responsabilidade e compartilhamento de propósitos. 

O mundo hoje exige de todos o compromisso com atitudes melhores, desta forma a proposta é que aprendam  e  reproduzam  esses  conceitos  em  suas  atividades  profissionais  e  sociais,  tornando-­se multiplicadores destas práticas, técnicas e ideias. 

O projeto está sob a responsabilidade da Professora e Coordenadora de Curso Helena Cibele e conta com uma equipe avaliativa formada pela Coordenadora Pedagógica Juliana Manzolla, a Orientadora Educacional Ivelise Chiarini, a Assistente Administrativo Érica Souza e o Prof. Wesley Gonçalves.

Fonte: Etec de Monte Mor