Entre os dias 1º e 4 de fevereiro, as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Sylvio de Mattos Carvalho, de Matão, Monte Mor e Suzano participam da 7ª Jornada de Foguetes, realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). A competição tem como objetivo reunir os melhores experimentos que participaram da 9ª Mostra Brasileira de Foguetes (MBFOG), atividade que acontece simultaneamente à Olimpíada Brasileira de Astronomia.
 
Durante os quatro dias de evento, estudantes de 200 escolas públicas e particulares de todo o País estarão reunidos no interior do Estado do Rio de Janeiro para participar de atividades variadas, como palestras e observação astronômica (realizada em um planetário), além de apresentar e lançar foguetes, feitos com garrafas PET, construídos por eles. A equipe que atingir a maior distância entre a base de lançamento e o ponto em que o foguete tocar o solo será a campeã da jornada.      
                            
A Etec de Matão é representada pelos alunos Daniel dos Campos Aguiar e Rafael Henrique Quaresma, sob orientação do professor Fernando Prada Marques Luiz. A equipe da Etec de Monte Mor, formada por Gabriel Belarmino da Silva e Henrique Gabriel da Silva, é orientada pelos docentes Helena Cibele de Souza da Silva e José Maurício de Lima. Já os estudantes Eduardo Rodrigues da Silva, Rickson Carneiro Turra e Thiago Oliveira da Silva da Etec de Suzano têm a orientação da professora Cláudia Louise Gárzaro Nunes.
 
Fonte: Centro Paula Souza
01 de Fevereiro de 2016
Disponível em: http://www.cps.sp.gov.br/noticias/2016/fevereiro/01b_alunos-de-etecs-participam-da-7a-jornada-de-foguetes.asp